sexta-feira, 10 de março de 2017

RIACHUELO - NATAL



O Riachuelo Atlético Clube, conhecido por RAC, é um popular clube do norte-riograndense que foi fundado em 16 de agosto de 1948. A sua criação ocorreu por iniciativa de militares e servidores civis da Base Naval de Natal, organização militar da Marinha do Brasil.
Durante muito tempo, a maior parte do seu grupo de atletas e dirigentes era ligada à Marinha. Houve momentos em que contou com grande apoio, que permitia ao Clube manter-se em condição de destaque no futebol Potiguar. O RAC treinava nas dependências do Centro de Instrução Almirante Tamandaré, hoje Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, e concentrava os seus atletas, na véspera dos jogos, na Base Naval de Natal, que disponibilizava alojamento e refeições.
Os Navais, como também era conhecido, contaram com personalidades que marcaram o futebol potiguar e ficaram eternizados na história. Entre eles, ressaltam-se o respeitado Suboficial Antonio Pereira de Castro que dirigiu o Clube com maestria, revelando grandes atletas e colocando o nome do RAC em destaque; o grande Garrincha, dirigente que lutava pelo Clube com todas as suas forças e grande competência e o folclórico Senta Ripa, torcedor apaixonado que mobilizava os torcedores para irem aos jogos e corria pela arquibancada do estádio Juvenal Lamartine, empunhando uma enorme bandeira azul e branca.
O RAC notabilizou-se por formar grandes equipes no Rio Grande do Norte e pela facilidade com que revelava craques, sendo os mais famosos, o ala esquerdo Marinho Chagas, o meia Ivo, o ponta esquerda Garcia, o centroavante Aladim, o meia Pádua, o ponta direita Messias, entre outros como Maia, Adalberto, Zé Maria, Clodoaldo e Guilherme.
Ao longo da sua jornada no futebol Potiguar, conquistou posição de destaque, disputando campeonatos estaduais memoráveis, principalmente nas décadas de 1950 e 60. Os Navais foram cinco vezes terceiros colocados do Campeonato Potiguar (1952, 56, 58, 60 e 65) e uma vez vice-campeão (1967), quando por pouco não se sagrou campeão, decidindo o título contra o América e empatando por 1 x 1. Resultado que deu o campeonato aos alvirrubros.
A trajetória do Riachuelo Atlético Clube no futebol potiguar foi interrompida em 1994, quando efetuou a inscrição para disputar o Campeonato Estadual e na última hora desistiu. Desde então, esteve adormecido, mas não a sua torcida que sempre clamou pela sua volta.


MARINHO CHAGAS E RIBAMAR CAVALCANTE | FOTO RAFAEL MAURÍCIO
Então, no dia 22 de março de 2013,  em solenidade no Clube Atlântico, o RAC renovou seu compromisso com a sociedade Natalense e com o  Esporte Potiguar em um memorável evento, onde foram homenageados o seu atleta de maior destaque, “Marinho Chagas”, o também ex-atleta Ribamar Cavalcante, o seu torcedor Número Um, José Felinto da Silva, o Senta a Ripa, e o baluarte do clube nos anos 60 e início dos 70, Tenente Antonio Pereira de Castro, já falecido, representado pelo seu neto Éverton Castro. Os agraciados receberam o troféu “AMIGO DO RAC”.
FONTE – SITE DO RIACHUELO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
TERRAS POTIGUARES NEWS, CRIADO EM 28 DE DEZEMBRO DE 2008, ATUALMENTE COM 63 BLOGS E MAIS DE DOIS MIL LINKS